Segundo Classificação Brasileira de Ocupações (CBO, 2010) poderá assumir as funções de:
“Almoxarife, Estoquista, Assistente de Logística, Assistente de Suprimento, Assistente de Planejamento e Controle da Produção, Assistente de Transporte e Distribuição. ”
E considera a atuação do profissional especializado em:
“4141-05: Almoxarife; 4141-25: Estoquista; 3421-25: Assistente de logística de transporte; 3513-05: Assistente de Logística; 3911-25: Técnico de planejamento de produção. (Essa é a CBO mais próxima para as atividades de suprimento, que se relacionam com o planejamento de produção); 3513-05: Assistente de Planejamento e Controle de Produção; 3911-25: Técnico de planejamento de produção; 3421-25: Assistente de logística de transporte; 4141-40: Assistente de logística de transporte. ”
O profissional, pela natureza específica de sua atividade, atua praticamente em Indústrias e/ou Comércios em Geral, Transportadoras, Centros de Distribuição e Armazéns Gerais. A atuação se caracteriza não só como empregados, mas também como empreendedores ou prestadores de serviços às organizações existentes.
Neste cenário, o Técnico em Logística desempenha um papel fundamental nos processos de auxiliar no planejamento, operacionalização e controle da cadeia produtiva e seu fluxo logístico, executar procedimentos relacionados a suprimentos, produção, recebimento, armazenagem e distribuição de produtos, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação e identificar agentes da cadeia de suprimentos, exercendo atividades que privilegiam aspectos na perspectiva de melhoria de resultados do empreendimento.