Segundo Classificação Brasileira de Ocupações (CBO, 2010) poderá assumir as funções de:
“Agente de Microcrédito, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar Financeiro e Assistente de Planejamento Financeiro. ”
E considera a atuação do profissional especializado em:
“3532-05 - Técnico de Operações e Serviços Bancários - Câmbio; 3532-10 - Técnico de Operações e Serviços Bancários - Crédito Imobiliário; 3532-15 - Técnico de Operações e Serviços Bancários - Crédito Rural; e 3532-20 - Técnico de Operações e Serviços Bancários - Leasing. ”
O profissional, pela natureza específica de sua atividade, atua praticamente em todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor (Organizações Não Governamentais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), de pequeno, médio ou grande porte. A atuação se caracterizará não só como empregados, mas também como empreendedores ou prestadores de serviços às organizações existentes.
Neste cenário, o Técnico em Finanças desempenha um papel fundamental nos processos financeiros e contábeis em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços, turismo e demais segmentos da economia. É o profissional que organiza e executa atividades relacionadas a contas a pagar e a receber, controle de movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa e de lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária. Preenche formulários e guias e realiza tratamento e arquivamento de documentos. Atende à demanda de clientes internos e externos relacionando-se com equipes de diversos setores.
Os três segmentos de mercado, indústria, comércio e serviços demandam profissionais qualificados para a gestão de processos administrativos em todas as etapas dos negócios.