Autorizado pela portaria CEE-GP n. 232, de 7 de julho de 2016. Publicado no DOE.
SOBRE O CURSO
A Segurança do Trabalho é o ramo profissional dedicado a executar e zelar pelo conjunto de normas e medidas que devem ser tomadas pelo empregador para prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho em uma organização.
O curso Técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Inaci prepara e qualifica pessoas para atuarem como gerenciadores de atividades produtivas, com a implantação e controle de sistemas de segurança laboral, visando coordenar colaboradores em atividades de prevenção em operações como instalações, montagens, reparos ou manutenção. Possibilita, ainda, a aplicação de normas regulamentadoras (NRs), que permitem a melhoria da qualidade no ambiente por meio de ações que promovam a saúde.
PRÉ-REQUISITOS
Interessados maiores de 18 anos com ensino médio completo ou com conclusão até o término do curso.
MERCADO DE TRABALHO
Atualmente as empresas têm valorizado muito mais o Técnico em Segurança do Trabalho. O melhor dessa notícia é que isso não se dá apenas devido à obrigatoriedade do cargo, conforme o art. 162 da Consolidação das Leis de Trabalho, isso retrata uma maior conscientização por parte dos gestores, que estão percebendo que medidas preventivas com relação à segurança, saúde e higiene causam muito mais produtividade em seu ambiente de trabalho.
O campo de atuação é bem amplo, podendo esse profissional trabalhar em empresas públicas e privadas de qualquer porte. Também atuam em órgãos oficiais, participando dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Existe uma obrigatoriedade de contratação do Técnico em Segurança do Trabalho, mas em alguns segmentos como a construção de rodovias essa exigência é ainda maior. Nesse caso, em cada 50 funcionários é exigido ao menos 1 técnico responsável. A quantidade de técnicos que deve ser contratada pela empresa depende exclusivamente do número de funcionários e do grau de risco a que são expostos.
Além das indústrias, hospitais, metalúrgicas e construção civil, esse profissional pode empreender, abrindo sua própria empresa relacionada ao segmento de Segurança do Trabalho. Há um campo amplo a ser explorado que varia entre lojas que oferecem equipamentos de proteção individual (EPIs) até consultorias e assessorias para atender empresas ou órgãos públicos.
METODOLOGIA
No curso Ead o aluno recebe aulas e material didático online através da melhor plataforma do mercado, a Adobe Connect, que podem ser acessados quando e onde o aluno preferir. As avaliações, no entanto, são realizadas presencialmente, conforme estipula a legislação educacional vigente.
* No caso de não formação da turma, a Instituição se reserva no direito de prorrogar a data de início, e o aluno que não puder aguardar terá seus valores pagos ressarcidos.