Segundo Classificação Brasileira de Ocupações (CBO, 2010) poderá assumir as funções de:
“Auxiliar de Arquivo, Registrador de câncer, Analista de informação em saúde, Codificador de dados clínicos, Codificador hospitalar, Gestor de dados clínicos, Técnico em registro e informação em saúde. ”
E considera a atuação do profissional especializado em:
“4153-05 - Registrador de câncer; 4153-10 - Analista de informação em saúde: Codificador de dados clínicos, Codificador hospitalar, Gestor de dados clínicos, Técnico em registro e informação em saúde. ”
Desta forma, a amplitude do mercado de trabalho, não só pela origem nos SUS, mas também pelo ramo de atuação, assegura diversidade de posições de trabalho junto aos estabelecimentos de saúde, privados e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). Devido ao local de atuação, ao seu objetivo específico e ao processo de trabalho, é considerada uma profissão da área de saúde, mas também tem clara interface com a área de gestão e planejamento.
Neste cenário, o Técnico em Registros e Informações em Saúde é um profissional qualificado apto a desenvolver ações que o permitam exercer, com eficiência e eficácia, as atividades profissionais aplicando técnicas de planejamento, organização e gestão de serviços de documentação, registros e informação e estatística de saúde; desenvolvendo procedimentos eficientes voltados para o desenvolvimento, a guarda, a catalogação e manutenção de registros e processamento de dados; colaborando com a produção de informações necessárias à avaliação, planejamento, administração, bem como à avaliação em saúde.